Pergunta: Como é que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se relacionam com outros ramos do Cristianismo?

Índice

Pergunta: Como é que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se relacionam com outros ramos do Cristianismo?

A doutrina da apostasia não implica que todos os que estão fora da Igreja de Jesus Cristo vão para o inferno

A doutrina da apostasia não implica que todos, fora da Igreja de Jesus Cristo, vão para o inferno. Não exclui as muitas crenças e valores que temos em comum com outros cristãos. No entanto, isso implica que as doutrinas de outras religiões são, de várias maneiras, corruptas, e que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a única Igreja de Jesus Cristo autorizada na Terra. Quando interagimos com nossos vizinhos de outras religiões cristãs, nossos líderes nos incentivam a não julgar, mas a construir em um terreno comum.

Claramente os SUD acreditam que o cristianismo puro foi perdido da terra, e que outros ramos do cristianismo são corrompidos. Mas em alguns casos, os críticos evangélicos da Igreja parecem assumir que essa crença impede qualquer semelhança ou interação com outras crenças cristãs. Por exemplo, escrevem,

Quando Joseph Smith começou seu novo movimento religioso em 1830, não houve grande esforço para misturar ou comprometer os ensinamentos da Igreja Mórmon com os do cristianismo do século XIX. Em vez disso, os líderes primitivos se orgulhavam de sua singularidade e eles proclamavam publicamente suas diferenças. Eles fizeram pouco ou nenhum esforço para associar-se com o que eles consideravam "cristandade apóstata".

Mais recentemente, no entanto, alguns membros da Igreja SUD acharam que era hora de declarar ao mundo que as diferenças são apenas superficiais ou, na melhor das hipóteses, um problema de semântica. Alguns apologistas mórmons declararam mesmo que a divisão entre cristianismo e mormonismo não é tão ampla. Tendo estudado esse movimento em grande parte de nossas vidas, achamos essas concessões incríveis, pois se isso é realmente verdade, isso põe em questão o conceito Mórmon de uma chamada "apostasia completa".[1]:11

Os líderes modernos dos SUD não fizeram nenhuma tentativa de "fundir ou comprometer" nossos ensinamentos com os das igrejas cristãs contemporâneas

Primeiro, embora seja verdade que os primeiros líderes SUD não fizeram nenhuma tentativa de "fundir ou comprometer" seus ensinamentos com os das igrejas cristãs contemporâneas, os críticos da Igreja nunca demonstram que os líderes SUD recentes fizeram tal coisa. Muitas vezes o problema tem sido que SUD têm usado terminologia diferente do que outros cristãos, causando alguns mal-entendidos. Por exemplo, como um jovem missionário SUD, eu assumi que todos os cristãos evangélicos eram "antinomianos", que acreditavam que se podia cometer qualquer número de assassinatos em massa, etc., depois de se comprometer com Cristo e ainda ser salvos. Por outro lado, meus amigos evangélicos geralmente acreditavam que os SUD ensinam que somos "salvos pelas obras", e não pela graça. Nós argumentaríamos e argumentaríamos, com eles enfatizando a graça não funciona, e eu argumentando vigorosamente que boas obras são necessárias. Na realidade, descobri mais tarde, existem alguns antinomianos lá fora, mas muitos evangélicos acreditam que um verdadeiro compromisso com Cristo implica uma mudança de comportamento. Alguém que é "realmente salvo" jamais cometeria assassinato. Da mesma forma, embora eu saiba de alguns SUD que incorretamente acreditam que somos "salvos pelas obras", a Igreja realmente ensina que somos salvos pela graça através da fé, mas que as boas obras não podem ser separadas da verdadeira fé.

Naturalmente, ainda existem diferenças entre a soteriologia evangélica e SUD. Por exemplo, acreditamos que as boas obras são meritórias e não têm doutrina de "segurança eterna", mas o ponto é que as diferenças (em muitos casos) não são tão grandes como eu pensava. Eu nunca teria chegado a essa realização, no entanto, se eu não tivesse tentado primeiro estabelecer um terreno comum com meus conhecidos evangélicos, e depois passar para as diferenças. Cada vez mais, os líderes SUD e os membros leigos têm adotado esta abordagem mais pacífica à medida que entramos em contato mais com nossos vizinhos de outras religiões. Por outro lado, os críticos abordam o Mormonismo apenas apontando diferenças e, na verdade, muitas dessas diferenças são muito exageradas. Assim, eles não conseguem descrever com precisão as verdadeiras diferenças entre a Igreja de Jesus Cristo e outros ramos do cristianismo.

Os líderes SUD sempre proclamaram nosso status único entre igrejas cristãs

Segundo, enquanto os líderes SUD sempre proclamaram nosso status único entre igrejas cristãs,[2] Eles sempre apontaram que outras religiões ainda têm uma boa dose de verdade dada por Deus, e têm apontado importante terreno comum. Por exemplo, Joseph Smith disse:

Se eu estimar a humanidade a estar em erro, eu devo levá-los para baixo? Não. Eu vou levantá-los, e em sua própria maneira também, se eu não posso convencê-los meu caminho é melhor; E não procurarei forçar qualquer homem a acreditar como eu, somente pela força do raciocínio, pois a verdade cortará seu próprio caminho. Você acredita em Jesus Cristo e no Evangelho da salvação que ele revelou? Eu também. Os cristãos devem cessar de disputar e lutar uns com os outros, e cultivar os princípios de união e amizade no meio deles; E farão isso antes que o milênio possa ser anunciado e Cristo tome posse de Seu reino.[3]

Brigham Young disse,

Foi a ocupação de Jesus Cristo e de seus apóstolos propagar o Evangelho da salvação e os princípios da vida eterna ao mundo, e é nosso dever e chamado, como ministros da mesma salvação e do Evangelho, reunir cada item de verdade e Rejeitar cada erro. Se uma verdade seja encontrada com os infiéis professos, ou com os Universalistas, ou a Igreja de Roma, ou os Metodistas, a Igreja da Inglaterra, os Presbiterianos, os Batistas, os Quakers, os Agitadores ou qualquer outro dos vários e numerosos Seções e partidos, todos eles têm mais ou menos verdade, é o negócio dos Anciãos desta Igreja (Jesus, seu irmão mais velho, estarem à sua frente), reunir todas as verdades no mundo relativas à vida e à salvação , Ao Evangelho que pregamos, ao mecanismo de toda espécie, às ciências e à filosofia, onde quer que se encontre em cada nação, tribo, língua e povo, e a tragam a Sião.[4]

O profeta Alma do Livro de Mórmon escreveu um poema onde expressou seu desejo de pregar o Evangelho a todos no mundo, mas então ele se corrigiu:

Porque eis que o Senhor concede a todas as nações que ensinem a sua palavra em sua própria nação e língua, sim, em sabedoria, tudo o que ele acha que devem receber; vemos, portanto, que o Senhor aconselha com sabedoria, segundo o que é justo e verdadeiro.Alma 29:8

Mesmo quando as pessoas de um certo tempo ou cultura não tinham acesso à pura mensagem do Evangelho, Deus faz concessões por elas

Ou seja, mesmo quando as pessoas de um certo tempo ou cultura não têm acesso à pura mensagem do Evangelho, Deus faz concessões por elas, e dá-lhes tanto de Sua sabedoria quanto eles são capazes de receber. Observe a seguinte declaração de Brigham Young sobre o estado das almas de pessoas como John Wesley, que viviam de acordo com o conhecimento que tinham.

Nunca passei pela igreja de John Wesley em Londres sem parar para olhar para ela. Ele era um bom homem? Sim; Suponho que ele tenha sido, segundo todas as contas, tão bom quanto sempre andou nesta terra, de acordo com seu conhecimento. Ele conseguiu um descanso? Sim, e mais do que nunca entrou em sua mente para esperar; E assim tem milhares de outras das várias denominações religiosas.[5]

Ao contrário de certas declarações críticas sobre o recente ecumenismo SUD,[1]:11A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias nunca tentou se unir a nenhuma organização ecumênica, e continuou a ensinar nossa doutrina sobre a Apostasia e Restauração. No entanto, nos últimos anos tem sido dada mais ênfase ao trabalho conjunto com outras igrejas em projetos humanitários. Isso é apenas natural, já que não enfrentamos mais nem perto do mesmo nível de perseguição de outros cristãos que uma vez fizemos. Isso é uma coisa ruim? Devemos evitar outros que fariam o bem no mundo, porque discordamos da doutrina?

Houve uma ênfase renovada, quando LDS interagir com os outros, sobre o fato de que nós somos cristãos

Da mesma forma, houve ênfase renovada, quando LDS interagir com os outros, sobre o fato de que nós somos cristãos. Como sempre reivindicamos ser uma Restauração do cristianismo primitivo, obviamente sempre reivindicamos ser cristãos, então a insinuação de alguns de que esta é uma espécie de tentativa recente de sugar outras denominações é ridícula. O problema é que os escritores anti-mórmons vêm popularizando a noção de que não somos cristãos, e nos recusamos a deixar que essas pessoas definam nosso sistema de crenças para nós. De nossa perspectiva, essa acusação é manifestamente falsa, quando a Expiação de Jesus Cristo está no centro de nossa religião e adoramos a Jesus Cristo como o Filho de Deus. Percebemos que discordamos de outros cristãos em vários pontos importantes, mas também os cristãos protestantes, cristãos católicos, cristãos ortodoxos, cristãos anglicanos, etc., discordam uns dos outros em vários pontos importantes. Então, chamem-nos "cristãos heréticos", ou "cristãos apóstatas", ou seja o que for. Nosso ponto é que o "cristianismo" é a categoria geral em que nos encaixamos. Os críticos evangélicos da Igreja, por outro lado, parecem excluir do cristianismo todos os que estão fora de sua marca particular de Evangelicalismo. Testemunho, por exemplo, suas declarações sobre o que "o cristianismo ensina" a respeito da necessidade do batismo, o que excluiria o catolicismo e a ortodoxia oriental, assim como os SUD.[1]:200

Notas

  1. 1,0 1,1 1,2 Predefinição:CriticalWork:McKeever Johnson:Mormonism 101
  2. Para um exemplo, veja Dallin H. Oaks, "Apostasy and Restoration," Ensign (May 1995), 84-86.
  3. Joseph Smith, Jr., Teachings of the Prophet Joseph Smith, selected by Joseph Fielding Smith, (Salt Lake City: Deseret Book Company, 1976), 313. ISBN 087579243X. off-site
  4. Brigham Young, (9 October 1859) [[Journal of Discourses/7/{{{disc}}}#284|Journal of Discourses 7:284]].
  5. Brigham Young, (3 July 1859) [[Journal of Discourses/7/{{{disc}}}#5|Journal of Discourses 7:5]].