Mormonismo e da natureza de Deus/Características de Deus/As críticas

Índice

Críticas ao caráter de Deus


  NEEDS TRANSLATION  


Elder Jeffery R. Holland: "it is a characteristic of our age that if people want any gods at all, they want them to be gods who do not demand much"

Elder Jeffery R. Holland,

Sadly enough, my young friends, it is a characteristic of our age that if people want any gods at all, they want them to be gods who do not demand much, comfortable gods, smooth gods who not only don’t rock the boat but don’t even row it, gods who pat us on the head, make us giggle, then tell us to run along and pick marigolds. [1]


Pergunta: Por que Deus iria enviar serpentes venenosas para matar os filhos de Israel?

A moral da história é que qualquer que olhar e focalizar em Jesus Cristo será salvo da morte espiritual, ao invés de "não reclame ou morrerá"

Em Números 21:5-9, Deus ensina os filhos de Israel uma importante lição não apenas sobre obediência, mas sobre a futura expiação de Jesus Cristo.

5 E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. 6 Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. 7 Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. 8 E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. 9 E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.

Jesus Cristo na verdade utilizou esta história para predizer sua própria crucifcação (Ver João 3:14-15)

14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; 15 Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

A moral da história é que qualquer que olhar e focalizar em Jesus Cristo será salvo da morte espiritual, ao invés de "não reclame ou morrerá". A cobra no mastro é uma representação da expiação de Jesus Cristo. Aqueles que simplesmente olharam para ela foram salvos da morte física. Aqueles que olham e aceitam Cristo são salvos da morte espiritual. O que é maravilhoso é que haviam pessoas que simplesmente preferiram não olhar para a cobra, apesar de quão fácil seria fazer. Eles simplesmente se recusaram a acreditar.


Pergunta: Faça Santos dos Últimos Dias acreditam em um "part-time racista" e deus "psicopata esquizofrênico"?

Santos dos Últimos Dias acreditam em um Deus que cuida de seus filhos

Um crítico do Mormonismo em tom de zombaria descreve o "Deus" que crê que os Santos dos Últimos Dias acreditam:

Deus não gosta de ouvir reclamação e ingratidão, então Ele envia diversas cobras para matar pessoas. Quando as pessoas haviam tido o suficiente das cobras, elas pedem a Moisés para pedir a Deus que parasse. Deus então conclui que Moisés é persuasivo e diz a ele para colocar uma cobra em um mastro e dizer às pessoas que deveriam olhar no topo do mastro e não morreriam. Então, o mastro é feito, as pessoas o enxergam e não morrem. A moral da história? Não reclamem ou sejam ingratos ou Deus enviará cobras.

Ele conclui declarando, "Me pedem para crer não apenas em um Deus racista e polígamo em meio período, mas um psicopata esquizofrênico também." [2]

Santos dos Últimos Dias não acreditam em um Deus "racista" e "psicopata esquizofrênico". Alguns Santos dos Últimos Dias de fato acreditam que Deus possui mais de uma esposa e alguns não. Não há posição oficial da Igreja sobre este assunto. Tal hipérbole torna obscura e zomba da verdadeira natureza do Deus que acreditamos. A versão sarcástica da história oferecida pelo crítico carece de qualquer significado coerente.

O crítico usa uma variedade de passagens das escrituras para representar Deus como caprichoso e despreocupado. Se os filhos de Israel "reclamarem" Deus "enviará cobras". Deus é "psicopata e "esquizofrênico", diz o crítico. Ele completamente não compreende o ponto e o significado dos eventos escriturísticos descritos.


Notas

  1. Jeffery R. Holland, "The Cost—and Blessings—of Discipleship," April 2014 General Conference.
  2. Jeremy Runnells, "Letter to a CES Director" (2013)